Conheça a remota e surpreendente Ilha de Santa Helena, onde Napoleão Bonaparte ficou exilado durante 6 anos
Bandeira de Santa Helena
No meio do Oceano Atlântico, entre a América e a África, encontra-se a pequena Ilha de Santa Helena. É uma das ilhas do grupo de territórios ultramarinos britânicos formados por Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha, distantes entre si e pouco habitadas.
Localização da Ilha de Santa Helena (em vermelho)
1.200 km do continente mais próximo
8 km de largura x 16 km de Comprimento
A Ilha de Santa Helena é formada por paredões de pedra em todo o seu redor, com apenas uma baía abrigada, onde ergue-se sua pequena capital Jamestown. O interior da ilha era originalmente recoberto de florestas, mas hoje é composto de bem cuidados campos e pastagens, bem ao estilo inglês.
Paisagem do interior da Ilha
Os paredões de Santa Helena
Jamestown é uma cidade curiosa devido à sua geografia. A cidade parece estar "incrustada" em uma estreita faixa entre dois paredões rochosos, que terminam no único porto da ilha.
A curiosa geografia de Jamestown, única forma de entrar e sair em Santa Helena
Jamestown vista do mar
Jamestown, vista de cima
Esta geografia mostrou-se perfeita para abrigar prisioneiros que em hipótese alguma deveriam sair da ilha, e seu mais famoso exilado foi o Imperador Francês Napoleão Bonaparte. Após a Batalha de Waterloo, em 1815, Napoleão foi preso pelos ingleses e enviado a Santa Helena, onde foi "hóspede" inglês até 1821, quando faleceu.
Napoleão Bonaparte
Napoleão foi enterrado na ilha, e lá permaneceu durante 19 anos, até que seus restos mortais retornassem à França em 1840, sendo cremados e enviados para sua famosa tumba no Cemitério "Les Invalides", em Paris, onde permanecem até hoje.
O Túmulo de Napoleão, que abrigou os restos mortais do Imperador entre 1821 e 1840
Principal atração turística de Santa Helena
A opulenta Tumba de Napoleão em Paris, onde esta depositadas as suas cinzas desde 1840
Durante a estadia de Napoleão, ele ficou no interior da Ilha, em um pequeno povoado chamado Longwood, sendo constantemente vigiado pelo Exército Britânico, e navios da Marinha Real permaneciam ancorados ao largo de toda a ilha, cuidando de seu mais famoso "visitante".
Longwood House: o "lar" de Napoleão durante seu exílio em Santa Helena
Alguns anos após a morte de Napoleão, em 1829, foi construída a "Escadaria de Jacó" (Jacob's Ladder), ligação direta entre o porto de Jamestown e a parte alta da ilha. Quem resiste a seus 699 degraus pode comprar um Certificado no Museu de Santa Helena, ao final da subida.
Jacob's Ladder
Alguns poderiam chamá-la de "Stairway toi Heaven",
mas para Bonaparte era a "Stairway to Hell"
Outra imagem da "Jacob's Ladder"
O nome "Jacob's Ladder" remete ao Livro do Gênesis, onde a Escadaria de Jacó seria um caminho para o céu, descrito em uma das mais famosas passagens do Antigo Testamento. A meu ver, o nome parece bem apropriado.
A origem do nome Escadaria de Jacó remete a uma passagem do Gênesis...
Hoje, os cerca de 4 mil habitantes da ilha lutam para reavivar sua economia totalmente dependente das remessas de dinheiro britânicas, tentando aprovar a construção de um Aeroporto, que viabilizaria o turismo e a ocupação de seus 2 hotéis, que não chegam a ter 10% de sua lotação reservada durante o ano. Hoje, o único jeito de fazer turismo em Santa Helena é usando como transporte o famoso RMS ST HELENA, o "navio-correio" (RMS = Royal Mail Ship) que percorre em seu itinerário a Irlanda, Inglaterra, Ilhas Canárias, Ascensão, Santa Helena, África do Sul e Namíbia, transportando cargas e passageiros.
RMS ST HELENA, principal ligação de Santa Helena com o mundo
Apesar de possuir belíssimas paisagens, um clima com temperaturas amenas durante todo o ano e poucas chuvas, a transformação de Santa Helena em um destino turístico esbarrará em um problema insolúvel: A ILHA NÃO POSSUI NENHUMA PRAIA! A esperança é tornar-se um destino de pesca esportiva, pois Sta Helena é um dos melhores locais do planeta para esta modalidade.
Gravura de Napoleão nos penhascos de Santa Helena
Ele passava o tempo contando suas memórias aos ilhéus
Enquanto o Aeroporto não vem, os habitantes de Santa Helena ficam como a mais famosa gravura do exílio de Napoleão: à beira do penhasco, olhando a imensidão do mar, esperando algo que não sabem ao certo se chegará.
Read more: RIOBLOG: Conheça a remota e surpreendente Ilha de Santa Helena, onde Napoleão Bonaparte ficou exilado durante 6 anos http://the-rioblog.blogspot.com/2011/01/conheca-remota-e-surpreendente-ilha-de.html#ixzz1BUhOqXhc
Nenhum comentário:
Postar um comentário